domingo, 14 de junho de 2009


OLHAR COM OLHOS DE VER (11-06-09)
Sara Maria



Eu olho com olhos de ver,quando consigo enxergar além da superfície,quando mergulho no profundo do Eu,sem escafandro,sem máscaras,olhando-me sinceramente e olhando as pessoas,as situações e as coisas em sua essência.
Eu olho com olhos de ver, quando consigo enxergar na linha do horizonte,não só o final do mar e o início do céu,mas a capacidade de enxergar muito além.
Eu olho com olhos de ver, quando consigo enxergar no céu azul límpido,com nuvens claras como algodão,ou até mesmo pesadas,cinzentas,que os meus sentimentos podem ser tão ou até maiores que a imensidão do céu e que eles podem se transformar como se transformam o formato das nuvens.
Eu olho com olhos de ver, quando consigo enxergar nas montanhas imensas,não só a sua vegetação luxuriante,mas que as pessoas são tão diversas do que os inúmeros aspectos que podemos ver numa montanha.
Eu olhos com olhos de ver, quando consigo enxergar nas águas constantemente se renovando de uma queda d’água,a força que todos nós temos de deixar passar,ir, as coisas em nossa vida e mesmo assim termos capacidade de continuar fluindo,fluindo...
Eu olhos com olhos de ver, quando consigo enxergar no fundo do olhos de alguém,a sinceridade,a emoção,a tristeza,a alegria,o sofrimento... e amá-la por causa ou apesar disso.
Eu olho com olhos de ver, quando consigo enxergar num abraço, o elo que estava precisando para unir a minha vida à VIDA.
Eu olho com olhos de ver, quando consigo enxergar lá,quilômetros distante,bem dentro de mim nessa imensidão infinita e ver que neste espaço tão longínquo,sou Eu,Eu existo e estou ali.
Eu olhos com olhos de ver, quando consigo enxergar que estou buscando, sempre buscando entender o porquê do mundo e sempre me extasiando com isto.
Eu olho com olhos de ver, quando consigo enxergar meus alunos adolescentes, tão perdidos em seus achados,como se fossem viajantes num deserto que não percebem onde estão,o que estão fazendo nele e nem para onde se dirigem.
Eu olho com olhos de ver, quando consigo enxergar que existem milhões de pessoas no mundo abaixo da linha da miséria e que mesmo assim sobrevivem,e que são pessoas como eu em busca e em luta constante.
Eu olho com olhos de ver, quando consigo enxergar a VIDA no fundo dos olhinhos brilhantes de meu netinho,quando diz espontaneamente para mim,entre admirado e perquiridor:-“Vó, você sabe todas as palavras!¿Você sabe porque é” pofessola”!

36 comentários:

  1. professora,gostei da sua visao!!!
    pra mim olhar com olhos de ver....e voce olhar alem,saber que algo melhor ainda esta por vir,que lutas sempre vao existe....mas que a vitoria esta perto...quando eu olho para o sol... sei que algo de novo esta acontecendo....um dia de muita luta chegou...mas com muitas vitorias...sei que vou alem do que penso..basta eu ver que eu posso...estou olhando minha vida com novos olhos..com olhos de ver..de alguem que espera alcançar muitas vitorias...
    aluna:paloma endil
    turma:1003 numero:40

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Professora eu li o texto e parecia que eu estava vendo a senhora falando, com toda a serenidade e com todo o jeitinho de passar para nós alunos a diferença entre enxergar o mundo de qualquer forma e passar a ver as coisas com olhos de ver. Após aquela aula em que a senhora passou o trabalho sobre a família e a natureza eu mudei a minha maneira de observar as coisas e percebi que quando você passa a olhar as coisas com olhos de ver você fica melhor com você mesmo, seu interior fica mais amplo, parece que tudo melhora ao seu redor, você passa a compreender melhor tudo e quando você está bem com si própria tudo tende a melhorar. Enfim tudo o que penso já está escrito em ótimas palavras no texto acima, o que tenho a dizer para todos e principalmente o que eu levo comigo mesmo é que se eu quero uma mudança no mundo isso tem que partir de mim e concerteza eu já dei o primeiro olhando a vida com outros olhos, com os olhos de ver. Aluna: Mayara Angelo [May] Turma: 1003 Número: 35.

    ResponderExcluir
  5. Professora, eu achei muito interessante !
    Olha eu fiz como a senhora sempre diz lê e relê, e até chegar a um ponto de você entender, pois é eu consegui chegar a esse ponto.
    Após aquela aúla, eu aprendi muitas coisas e enxerguei também, olhar com olhos de ver, é aprofundar em todas as coisas boas, é realmente você olhar com olhos diferentes, prestar bem a atenção, eu acabei descobrindo que existem muitas coisas bonitas na vida que eu nunca tinha parada para perceber da forma que eu percebo hoje.
    Cada aúla que se passa eu aprendo mas um pouco, graças a senhora eu consigo ver as coisas no mundo de um modo diferente.
    Obrigada !

    Aluna:Jacqueline Lins N°23 Turma:1003

    ResponderExcluir
  6. Professora eu gostei muito do texto pois olhar com olhos de ver é algo extraordinário por que podemos olhar além do que nossos olhos podem enxergar, vemos com a alma coisas lindas que olhar só por olhar não vemos.

    aluna:Mirian Olavo da Costa N°37 Turma:1003

    ResponderExcluir
  7. ta muito maneiro vozinha! te amo s2

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Professora,muito bom o texto em!!
    Ao eu ler o texto pude notar que olhar com olhos de ver,é você olhar pra dentro de você mesma, e buscar alguma coisa boa que sabemo que temos,mais muitas vezes não percebemos que coisa boa.
    Mas ai vem a senhora e nos mostra como observar isso,dai por diante vemos como a filosofia é importante em nossa vida, e a senhora também.


    aluna:Rayane Aparecida da silva souza
    turma:1003 n:42

    ResponderExcluir
  10. Professora , eu achei muito bom pois aprendi que , Olhar com olhos de ver é quando agente não só olha por olhar , mais sim quando mergulhamos e consiguimos buscar o que nossos olhos não podem enxergar , é muito diferente olhar com olhos de ver , e olhar por olhar , pois olhar com olhos de ver é ir mais além é buscar uma coisa que olhar por olhar você não acha .

    Mary ellen Lima turma : 1003 nº: 48

    ResponderExcluir
  11. Professora,eu amei de coração!esse trabalho com olhos de ver,confesso que fiquei cheia de medo, não queria ne fazer esse trabalho ,mais depois quando eu vi a turma toda participando eu fiz e amei.
    Professora esse texto ai em cima eu gostei porque são palavras verdadeiras e que toca até na alma, e faz a gente pençar um pouco no nosso dia a dia. E ele me fez olhar um poquinho para mim mesma e me mostra que eu sou brilhante e muito especiel para mim mesmo e todos os meu amigos e familiares.

    nome:CAMILA ALVES N:05

    turma:1004

    ResponderExcluir
  12. Estou admirada com o texto acima... Me pego pensando, como há pessoas que há nenhun momento param um pouco para enxergar todas as maravilhas desse mundo que habitamos, pelo contrário é bem mais fácil enxergar o surpeficial, as coisas ruins (que são muitas, concordo),poderiamos enxergar a natureza como é perfeita, como é organizada, como temos o que aprende com ela...

    Aluna: Kathleen da Silva Pires
    Turma: 1003
    Nº: 29

    ResponderExcluir
  13. professora gostei muito do texto, pois eu acho que olhar com olhos de ver,na minha visão é, olhar e admirar.quando olhamos com olhos de ver, acabamos entendo o que aquela pessoa quer nos passar, as vesez um simples gestos diz mais doque mil palavras elogo apos aquele trabalho eu mprofessora gostei muito do texto, pois eu acho que olhar com olhos de ver,na minha visão é, olhar e admirar.quando olhamos com olhos de ver, acabamos entendo o que aquela pessoa quer nos passar, as vesez um simples gestos diz mais doque mil palavras elogo apos aquele trabalho eu mudei omeu jeito de olhar a vida,pois quando conversava com a minha mãe,eu não a entendia,pois achava que ela não estava certa.Bom aquitermino omeu pequeno comentário. Aluna:Débora soares turma:1003 n:13udei omeu jeito de olhar a vida,pois quando conversava com a minha mãe,eu não a entendia,pois achava que ela não estava certa.Bom aquitermino omeu pequeno comentário. Aluna:Débora soares turma:1003 n:13

    ResponderExcluir
  14. Professora, gostei muito do texto olhar com olhos de ver !
    Pra mim olhar com olhos de ver é... necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós ,onde os sentimentos não precisam de motivos e nem os desejos de razão .O importante é aproveitar o momento ,pois a vida está nos olhos de quem saber ver.Bom,olhar com olhos de ver,é olhar além da nossa imaginação.
    ALuna:Luana da Cruz Moreira.
    Turma:1003
    Número:32

    ResponderExcluir
  15. Professora eu achei muito interessante o texto que você postou, eu aprendi que olhar com olhos de vê, é você olhar além da sua imaginação, bom quando eu estou perto do por do sol eu me sinto mas feliz esqueço dos meus problemas e só penso nas coisas boas da vida, na sala de aula todo mundo se emocionou, chorou por que,quando nós falamos das pessoas que marcam a nossa vida como a minha mãe,
    bom depois daquele dia eu começei admirar e a entender as coisas melhor.por que olhar com olhos de vê é você aprender que a vida não é śo feita de ilusão e sim de pequenos fatos.

    Aluna:Ana clélia de matos augusto da silva.
    Número:01
    Turma:1003.

    ResponderExcluir
  16. professora eu adorei o texto que a senhora postou,
    eu olhor com os olhos de vê,quando eu estou muito triste,pois em uma tarde de domingo eu estava na rua quando eu olhei para o céu,e fiquei obsevando o por do sol,era tão lindo pareicia que tinha um molte de lampadas brilhando entre as nuvens era muito lindo.
    portanto eu admiro muito as pessoas que olhar com os olhos de vê,e no trabalho que a senhora passou eu aprendi muito com a senhora e com os meus colegas de turma.Nome:fernanda muniz de castro número:20 turma:1003.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olhar com olhos de ver, é você ir além da coisas que imaginamos,é você estar prestando atenção nas minimas coisas'ou seja é você olhar por trás de tudo, observar os minimos detalhes
    cintia 1004 numero:10

    ResponderExcluir
  19. É necessário abrir os olhose perceber que as coisas boas estão dentro de nós,onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.
    o importanteé aproveitar o momento e aprender sua duração,pois a vida está nos olhos de quem ver.
    nome:gabriel turma:1004 n:15

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Emocionei-me ao ler esse belo poema se antes eu já dava muita importância a tudo em minha volta, agora mais ainda. Passarei a ser mais atenta, observadora e sensível.
    Amei a parte em que diz: eu olho com olhos de ver, quando consigo enxergar que existem milhões de pessoas no mundo abaixo da linha da miséria e que mesmo assim sobrevivem, e que são pessoas como eu em busca e em luta constante.
    Aluna: Thuanny da Silva Alves. Nº 46 Turma: 1001

    ResponderExcluir
  22. Li esse texto duas vezes, achei super bonito pela meneira que escreveu e com que se refere a cada coisa, rs. E não posso deixar de comentar isso:
    "Eu olho com olhos de ver, quando consigo enxergar a VIDA no fundo dos olhinhos brilhantes de meu netinho,quando diz espontaneamente para mim,entre admirado e perquiridor:-“Vó, você sabe todas as palavras! Você sabe porque é” pofessola”! "

    Ainda mais que eu estou fazendo formação ^^
    Ele diz de uma maneira que demostra que esta orgulho de ti professora. Otimo o texto.
    Eu não quis dizer na sala o meu trabalho, mas eu ia falar de meu irmão, que é um exemplo pra mim, que sempre esta disposto a me ajudar em qualquer coisa que seje ^^

    Turma:1003Nº:34 Nome: Mary Anne de C. Bastos.

    ResponderExcluir
  23. Ao ler este texto, me pego refletindo as coisas maravilhosas deste mundo, da natureza; as coisas, as pessoas, etc. Com certeza, ao olhar com olhos de ver, enxergamos coisas que não enxergamos ao apenas olhar. Ao olharmos com olhos de ver, enxergamos mais além, saímos do senso comum e entramos em um mundo completamente diferente, começamos a enxergar como filósofos, com verdadeiros olhos de ver. Ao olharmos com olhos de ver, estamos rejeitando aquilo que o mundo conformado nos oferece e questionando-nos sobre as coisas, sobre tudo, tendo uma atitude filosófica.

    Carolina Henriques N°07 Turma:1001

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito do texto, adorei sua visão professora além do senso comum.Ao olharmos com olhos de ver enxergamos feito filósofos as maiores e menores questões da vida.Foi brilhante a fusão das questões práticas que nos rodeiam nosso mundo cotidiano, com a finalização com um toque educacional.
    Acredito que todo mundo tem seu momento filósofo ou poeta na vida, entretanto existem pessoas que se destacam nesses momentos e a senhora professora destacou-se com esse belo e profundo poema, que nos faz refletir sobre a vida e com que olhos nós a enxergamos !

    ResponderExcluir
  26. Professora Sara Maria, no meu ponto de vista olhar com os olhos de ver,é olhar as coisas atentamente, olhar com os olhos da alma,não só as coisas,mais a vida,a natureza e as pessoas!
    Olhei o Sol com olhos filosóficos,então pude ver que ele não está na terra apenas para enfeitar,mais sim para torna nossos dias mais felizes,mais alegres,só com outros olhos pude perceber que seus lindos raios,nos acompanham por onde passamos,onde quer que nós estejamos,ele sempre está presente, mesmo que não esteja aos nossos olhos! O Sol está tão distante,mais atráves do olhar, do sentir,ele está tão perto de mim,seu calor toca em meu corpo,e é como se ascendece uma luz,uma esperança em seu ser..

    E observando minha mãe, percebi que ter uma mãe igual a minha, é algo divino, sem explicação,uma mulher maravilhosa,com dedicação e amor voltados somente para o meu conforto,e eu a amarei sem fim...
    Enfim olhar minha mãe com outros olhos,é olha o intimo e o profundo,e vi que ela me ama demais,e que a faz ser uma protetora incondicional..
    Mãe palavra tão pequena, mais um significado infinito...
    Aprendi com tudo isso, que temos que ser a mudança que queremos ver, pois se mudarmos o nosso modo de pensar,de agir, e passarmos a olhar as coisas com outros olhos,poderemos ser muito mais felizes! Pois dariarmos a vida e as pessoas o valor merecido...
    Aluna: Gabriela Cabral N° 17 Turma: 1004
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Aprendi com o tempo que...

    Às vezes, é preciso esquecer um pouco a pressa
    e prestar mais atenção em todas as direções
    ao longo do caminho. A pressa cega os olhos.
    E deixamos de observar tantas coisas boas e
    belas que acontecem ao nosso redor.
    Às vezes, o que precisamos está tão próximo...
    Passamos, olhamos, mas não enxergamos.
    Não basta apenas olhar. É preciso saber olhar
    com os olhos, enxergar com a alma e apreciar
    com o coração.
    ALUNA:PALOMA TURMA:1003 NUMERO:40

    ResponderExcluir
  29. professora desculpe a minha demora em postar no blog, esse bimestre foi o mais importante para mim , pois atraves do "olhar com olhos de ver" eu passei a olhar o mundo de outra forma,
    de outra maneira,pois olhar com olhos de ver não e simplesmente quando agente não só olha por olhar , e sim quando olhamos com os olhos da alma , e então começamos a raciocinar como o mundo e maravilhoso,um exemplo de que o mundo e maravilhoso e o por-do-sol.

    Marvin T:1003 N:33

    ResponderExcluir
  30. PROFESSORA REALMENTE OLHAR COM OLHOS DE VER É SENTIR E VER O QUE MOVE O MUNDO,É ENTENDER E INTERPRETAR OS NOSSOS SEMELHANTES,O NOSSO UNIVERSO,OS NOSSOS SENTIMENTOS,AS NOSSAS DIFICULDADES E SOBRETUDO PROCURAR VER O QUE PODEMOS FAZER COM TUDO ISSO EM BENEFÍCIO PRÓPRIO E EM HARMONIA COM OS SERES QUE ASSIM COMO EU PRECISAM SER ENTENDIDOS E VISUALIZADOS NAO PELO EXTERIOR MAS PELO INTERIOR.POIS ISSO MOVE A BELEZA DA VIDA.OLHAR TUDO SEMPRE COM OLHOS DE VER E SEDE DE ENTENDER.

    CAMILA MOTA DA SILVA.T:1003.Nº:6

    ResponderExcluir
  31. Professora adorei o seu comentário no texto acima. Este texto acima eu achei que fala verdadeiramente sobre "O olhar com olhos de ver da filosofia" pois a verdadeira filosofia reaprende a ver o mundo e nesta passagem o conceito fundamental é ver, mais ver somente não basta,tem que ver com paciência, com diligência, com medida, com espanto, pois o espanto é o conceito principal da filosofia. Eis que o inicio do filosofar que a princípio não está no pensar mas no olhar. O própio ato de olhar, de admirar-se, de perceber o mundo com espanto.mas é uma ação de ver e olhar atentamente com demora, com amor. Olhar atentamente para saber o que se esconde por de trás do admirável. só um olhar cuidadoso investigador conseque ver o fenômeno como luz. Isso é o princípio da filosofia, amor a sabedoria.
    "Agora depois desse texto acima e da aula de filosofia do dia 04/06/09 desse dia para cá minha forma de olhar o mundo é bem diferente pois só depois desse dia eu vejo o mundo com outros olhos com olhos de ver do coração e da filosofia."

    ALUNA: ELIZA CAMPOS DE REZENDE TURMA: 1003 Nº16

    ResponderExcluir
  32. PROFESSORA, suas palavras me fascinaram,esse foi um dos textos mas encantadores que eu já lí.
    Esse trabalho de olhar com olhos de ver me fez mudar completamente o meu modo de analisar a VIDA,AS PESSOAS e PRINCIPALMENTE A MIM MESMA,pois desde esse dia eu aprendí a mergulhar em meu próprio interior,assim hoje eu consigo me entender melhor e consigo compreender melhor meus semelhantes e esse misteriosoe fascinante mundo em que vivemos.
    MUITO OBRIGADA POR MAIS UMA LIÇÃO DE VIDA!!!
    aluna:JENNIFER DO NASCIMENTO CHAVES DA SILVA turma: 1003 número: 24

    ResponderExcluir
  33. professora,perdão a demora,pois,depois daquela aula de olhar com olhos de ver não pude deixar de postar um comentário,mudou o meu jeito de olhar o mundo,e eu agradeço a senhora por passar essa aula para turma,pois eu sei que não fui só eu a benefíciada,agradeço também por ser a minha professora,vou lenbra da senhora e de todos os seus encinamentos pro resto da minha vida.

    ilana Honorato Dos Santos t:1003 n:21

    ResponderExcluir